Como prefere a sua nova Máquina de Café?
- 28-07-2022
- Digital Place , Produtos
- 0 Comentários
Em Portugal, ninguém é capaz de resistir a um bom cafézinho, até porque esta bebida é, muitas vezes, a desculpa perfeita para combinar algo com amigos ou familiares.
Atualmente existe uma ampla variedade de modelos e tipos de máquinas de café o que nos leva a considerar fatores como: o preço, o gosto, a necessidade e o consumo de energia quando vamos escolher a nossa nova máquina de café. De forma a simplificar a escolha na altura de comprar a sua nova máquina de café, reunimos alguns pontos a ter em consideração:
Tipos de Máquinas de Café
Máquinas de Café Expresso Automáticas
As máquinas automáticas criam um café rico, condensado e curto, que é caracteristicamente coberto por um creme de cor avelã. Têm também a vantagem de já poderem ter bebidas programadas como o tradicional expresso, um cappuccino cremoso, café latte ou mesmo o tradicional galão.
O preço do café é bastante apelativo, podendo custar cerca de 11 cêntimos cada, e permite que o utilizador misture diferentes sabores de café para criar combinações deliciosas. Alguns modelos permitem ainda a hipótese de moer o café na hora e outras possibilitam a produção de espuma de leite, ideal para cappuccinos e latte macchiatos.
Sem produtos
Máquinas de Café Expresso Manuais
Para poderes chamar a um café de expresso, a pressão submetida sobre a água deve ser superior a nove bares. Estes modelos controlam sozinhos a pressão mas permitem controlar a dosagem de café e o tempo de extração.
Este tipo de máquinas aceitam café em pó e algumas aceitam pastilha. Para os mais aventureiros, que adoram criar as suas próprias misturas, a máquina de café moído é a melhor opção!
Sem produtos
Máquinas de Café Expresso de Cápsulas
Temos assistido ao lançamento de modelos para todos os gostos e carteiras, e agora para além das marcas que vendem café, existem as que vendem preparações de chá, capuccino, macchiato e até chocolate quente.
Sem produtos
Cafeteiras Elétricas
Esta é uma opção bastante económica pois a máquina é geralmente vendida a preços mais baixos do que os restantes modelos.
Sem produtos
Quantidade de cafés por dia
O consumo diário de cafés é um ponto decisivo na compra de uma máquina de casa para uso doméstico. No caso de beber poucos cafés por dia uma máquina de café com um deposito pequeno ou normal é o suficiente. Caso pretenda tirar vários cafés por dia o melhor será optar por uma máquina com um depósito de água maior.
A funcionalidade de tirar dois cafés em simultâneo, atualmente, apenas é possível em máquina automáticas e manuais, sendo que as de cápsulas ainda não veem incorporadas com essa função.
Funções
Como já abordado existem máquinas de café com cada vez mais funções. É importante verificarmos funções que nos podem ser uteis como:
- desligar automaticamente depois de algum tempo inativa;
- paragem automática;
- programar a dosagem especifica para cada café;
- alerta sonoro quando o café é feito;
- entre outas.
A possibilidade de podermos fazer bebidas como: cappuccinos, latte macchiatos, galões, chocolates quentes ou chás é também uma realidade nos dias de hoje graças aos bocais de vapor e à uma grande variedade de cápsulas disponíveis no mercado.
Potencia e Pressão bar
Se toma o seu café na correria do dia a dia máquinas com potências superiores a 1000, certamente serão as mais indicadas pois aquecem a água mais rapidamente. Porém, se por um lado aquece a agua em questão de segundos também consome um pouco mais de energia. Convém balancear os custos e benefícios na compra da sua nova máquina de café.
A pressão bar tem grande influência na intensidade do café. A pressão ideal é entre os 9 e os 15 bares, porém para quem aprecie café com sabor muito intenso o aumento da pressão apurará o sabor!